Trajetória

         



          Natural de Bom Jardim, agreste pernambucano, iniciou sua carreira em Recife, aos dezesseis anos cantando em bares da capital pernambucana. Em 1999 criou a banda Casaca de Couro, onde atuou por quatro anos, com a qual gravou um CD e viajou por vários Estados do Nordeste. 
          Em 2003 inicia carreira solo e no ano seguinte (2004) lança seu primeiro CD solo (Mote pra Alegria), com treze canções de sua autoria e as participações especiais de Valmir Chagas (o Veio Mangada), da Banda Sinfonéia Desvairada e do Grande Arlindo dos Oito Baixos. Nessa época começa a ser reconhecido também como compositor e tem suas músicas gravadas por Flávio José, Terezinha do Acordeon, Santanna, Karolinas com K, Chico Bala, Forroboxote, Rogério Rangel, Beto Hortis, Dudu do Acordeon, Irah Caldeira, entre outros. 
       Em 2006 lança o CD Coração Cantador, com 14 canções de sua autoria, parceiras com Xico Bizerra, Beto Hortis e Fátima Marcolino e duas regravações de Accioly Neto e Zé Marcolino. Coração Cantador tem ainda as participações de Geraldinho Lins, Silvério Pessoa, Santanna “o Cantador”, Bia Marinho e Andrezza Formiga. 
       Em 2007 é um dos vencedores do grande Concurso de Música Carnavalesca do Recife, com sua música “No pino do meio dia” e vence o concurso de Frevo da Rede Globo Nordeste, sendo sua música (No pino do meio dia) escolhida pelo público como a música do centenário do frevo. Ainda em 2007 lança, juntamente com o parceiro Xico Bizerra o CD “Ser tão Criança”, projeto voltado para o público infantil.
        Em 2008 lança seu primeiro Cd Ao Vivo, quarto da sua carreira. Também em 2008 vence novamente o Concurso de Música Carnavalesca do Recife com a Música “Onde Mora o Mar” (1º lugar na categoria Maracatu). 
        Em Fevereiro de 2009 grava seu primeiro DVD Roberto Cruz “ Ao Vivo no Pátio”, lançando em maio do mesmo ano.
Sempre defendendo os ritmos e a cultura pernambucana e nordestina Roberto Cruz já se apresentou em grandes eventos como o São João de Caruaru, Festival de Inverno de Garanhuns, São João e Carnaval Multicultural do Recife, São João de Gravatá, Fennearte, Dia Estadual do Forró, Tributo a Luiz Gonzaga, Natal Sanfonado, etc, bem como em outros Estados do Brasil como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, etc.
       Roberto Cruz é um dos fundadores da Sociedade dos Forrozeiros Pé de Serra e Ai! e atualmente é um dos apresentadores do programa Forró e ai! Transmitido pela Rádio Folha de Pernambuco, 96,7 Mhz.
Roberto Cruz participou de diversos festivais e eventos musicais, tais como:
. Vencedor do Festival de Música Carnavalesca do Recife (edições 2006, 2009 e 2010)
. Finalista do Festival de Música e Arte (FEMUARTE) de Garanhuns (duas últimas edições)
. Finalista do Forraço Natal (2009)
. Finalista do Festival da Canção Potiguar (2009)
. Finalista do Concurso Nacional de Marchinhas do Rio de Janeiro (2011/2012).

. Apresentações em eventos como Caminhada do Forró, Dia Estadual do Forró, Festival de Inverno de Garanhuns, Festa das Dálias de Taquaritinga; Aniversário de Gonzagão (Exu), Festival Pernambuco Nação Cultural (Palmares, Goiana, Taquaritinga, São José do Belmonte)
. Apresentações no São João de diversas cidades de Pernambuco como: Caruaru, Gravatá, Bezerros, Parnamirim, Tacaratu, Arcoverde, Ipojuca, Recife, Glória do Goitá, Itamaracá, Limoeiro, entre outras.
. Shows nas cidades de Natal, Fortaleza, Maceió e João Pessoa.

. Projetos: CD’s: Mote pra Alegria (2003), Coração Cantador (2006), Roberto Cruz Ao Vivo (2008); DVD: Roberto Cruz Ao Vivo no Pátio (2009); Livro: “Contos Urbanos e Lendas Rurais”. Roberto Cruz – Simplesmente (2012)